sábado, 17 de outubro de 2009

NEM SEMPRE OS MELHORES GANHAM

Não tive quaisquer dúvidas em apoiar o candidato do PSD à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, a nível individual mas também na qualidade de Presidente da Direcção da Associação de Moradores do Bairro das Calvanas (AMBC) porque a sua eleição representava a solução dos problemas relativos ao Processo de Realojamento do Bairro das Calvanas (PRBC) e, nesse sentido, também não tive dúvidas em solicitar o apoio dos associados, na defesa dos seus próprios interesses, do Bairro e da Associação.

Este apoio incondicional tem a ver com o projecto de construção do novo Bairro das Calvanas, prometido pelo Executivo do Dr. João Soares mas só concretizado durante a Presidência do Dr. Santana Lopes, a cujo Processo dedicou especial atenção e empenho.

No final do mandato do Dr. Pedro Santana Lopes ficaram alguns problemas por resolver e, infelizmente, nem o Executivo do Prof. Carmona Rodrigues nem o do Dr. António Costa os resolveram, o primeiro porque cessou funções abruptamente e o segundo porque não os quis resolver, ignorando e desprezando por completo a Colectividade e os seus problemas e não dando resposta a cerca de quarenta ofícios que lhe foram enviados, registados e com aviso de recepção.

Foi a sua Vereadora da Habitação Social, Ana Sara Brito que na reunião de 06.11.2007, nos Paços do Concelho, transmitiu aos dirigentes da AMBC que a Câmara não assumia qualquer responsabilidade sobre os compromissos dos seus antecessores. E se bem o disse, melhor o fez, ignorando a Colectividade e não respondendo a cerca de dezasseis ofícios que lhe foram remetidos, estando até hoje por realizar as obras na Sede, a construção do recinto desportivo e do parque infantil, o pagamento de um subsídio de 25.000 €, pelos prejuízos resultantes da demolição das suas instalações sociais e desportivas, a celebração da escritura de compra e venda e uma série de ilegalidades cometidas pela Câmara com a atribuição de habitações a pessoas que não tinham direito a elas.

Pelo péssimo trabalho realizado por este Executivo, no âmbito do Processo de Realojamento do Bairro das Calvanas, jamais poderia apoiar o candidato que acabou por ganhar e tenho muita pena que isso tenha acontecido porque o Dr. António Costa vai continuar a não resolver os problemas e até a divertir-se com a situação, afrontando a Colectividade, os seus dirigentes e associados de quem parece não gostar mesmo nada.

Se o Dr. Santana Lopes tivesse ganho a Câmara de Lisboa, porque é um homem de palavra, todos os problemas pendentes do PRBC seriam de imediato solucionados. Como não foi o escolhido dos lisboetas, é muito mau para os moradores de Calvanas mas também para muitos cidadãos de Lisboa que iriam beneficiar do programa eleitoral apresentado pelo Dr. Pedro Santana Lopes.

Na qualidade de Presidente da Direcção, tinha dito aos associados que era uma excelente oportunidade para fazermos tudo o que estivesse ao nosso alcance para ajudar na eleição do candidato que dialogou connosco e prometeu resolver os problemas pendentes.

Com esta situação, os dirigentes da AMBC ficaram de mãos amarradas e não têm grandes probabilidades de sucesso.

Resta-me pedir àqueles que não só votaram no candidato vencedor mas que até integraram as listas socialistas que façam alguma coisa por eles próprios e pelo Bairro e metam uma cunha ao Presidente da Câmara eleito porque provavelmente contarão com a sua simpatia e serão melhor atendidos que os dirigentes da AMBC.

Se forem capazes de conseguir alguma coisa de positivo para o Bairro, junto ao Presidente reeleito, então o "desvio" do seu voto, terá merecido a pena.

Sem comentários: