domingo, 4 de outubro de 2009

DURÃO BARROSO RECEBE PRÉMIO "QUADRIGA" 2009


De Francisco Assunção (LUSA)

"Berlim, 03 Out (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, recebe hoje em Berlim o prémio Quadriga 2009, associado às comemorações do Dia da Unidade Alemã e atribuído a personalidades nacionais e estrangeiras consideradas um exemplo para a Alemanha.

Durão Barroso será distinguido na categoria "United for the Better" (Unidos para O Melhor), em edição do prémio que exaltará os valores da liberdade, da coragem cívica e da esperança, em vésperas do 20.º Aniversário da Queda do Muro de Berlim, a 09 de Novembro de 1989, referem os organizadores do evento, em comunicado à imprensa.

O elogio de Durão Barroso, na cerimónia que decorrerá no Salão do Mundo do ministério dos negócios estrangeiros alemão, estará a cargo do primeiro-ministro da Polónia, Donald Tusk".
*
Não deixa de ser profundamente incompreensível e desconcertante, o facto de o homem que ocupa o cargo mais importante da Comunidade Económica Europeia, depois de ter cumprido um mandato e ter sido reeleito para um segundo, ser votado ao esquecimento pelos governantes do seu País de origem que ainda não encontraram razões suficientes para lhe prestar uma justa homenagem.

Paradoxalmente, os líderes da maioria dos Países que integram a CEE, não lhe têm poupado elogios e hoje mesmo, o Governo alemão vai homenagear o cidadão português e Presidente da Comissão Europeia, atribuindo-lhe o prémio "QUADRIGA" que pretende distinguir personalidades alemãs e estrangeiras consideradas um exemplo para a Alemanha.

Em Portugal, o facciosismo político e a inveja, leva os governantes a actuar de forma condenável e mesquinha, só porque o Presidente da CEE não é da sua cor política.

Foi por isso que a Deputada Europeia socialista, Ana Gomes não votou favoravelmente a sua reeleição e disse, a seu respeito, as maiores barbaridades, lembrando a cimeira dos Açores, que a CEE não tem futuro com Durão Barroso como Presidente e que não tem credibilidade para liderar os 27 estados-membros.

O que vale, é que Ana Gomes, cada vez que abre a boca, é só para dizer asneiras e já ninguém dá qualquer valor às suas charadas de mau gosto. Por isso mesmo, levou a banhada que levou nas europeias e Durão Barroso foi reeleito, confortavelmente, sem o seu voto.

Gente da laia da Deputada Socialista, não tem qualquer preconceito em desempenhar papéis que encheriam de vergonha qualquer pessoa de bem e, por isso mesmo, não se incomoda de protagonizar, com frequência, episódios que desprestigiam o País e os seus mais ilustres representantes.

Ao concorrer simultâneamente às eleições para o Parlamento Europeu e para a Presidência da Câmara de Sintra, fica bem patente o seu oportunismo político e a demonstração que as suas palavras (aquilo que critica nos outros) não correspondem aos seus actos.

Mas também em Sintra vai levar mais uma oportuna e merecida lição porque os cidadãos daquele grande Concelho não vão dispensar um bom Presidente de Câmara, para acolher uma desbragada aventureira que percebe tanto da administração competente de uma Câmara, como eu percebo de lagares de azeite.

No fundo, é a sua frustração, por não conseguir satisfazer as suas ambições pessoais que a leva a dizer e a fazer coisas que um portugês, com algum sentido de patriotismo, jamais seria capaz de imitar.

Parabéns Dr. Durão Barroso por me fazer acreditar que também os portugueses, não obstante pertencerem a um País de pequena dimensão, são capazes de alcançar os cargos mais importantes da Europa e do Mundo, mesmo contra a vontade de alguns compatriotas.

Sem comentários: