segunda-feira, 21 de abril de 2014

MUNICÍPIOS - O "ELDORADO" DOS AUTARCAS!

Imagem retirada do Google

Pela profusão de notícias divulgadas pela comunicação social ao longo dos anos sobre esquemas habilidosos e fraudulentos nas autarquias, não tenho dúvidas que o povo português já elegeu os Municípios de norte a sul e de este a oeste de Portugal, como os locais mais apropriados e vulneráveis para sacar dinheiro, de mil e uma maneiras, em benefício próprio, sendo o cancro da corrupção o esquema mais usado. 
 
O desvio de verbas nos Municípios e suas empresas municipalizadas, através de uma infinidade de esquemas fraudulentos e a oneração dos seus orçamentos muito para além do seu real custo, para que o excesso reverta a favor dos autarcas corruptos, representa um sorvedoiro astronómico do dinheiro público que se fosse possível, como que por magia, recuperá-lo, daria para aliviar substancialmente a carga dos impostos dos portugueses e tornar-lhes a vida menos penosa.
 
O ex-autarca que hoje dá corpo e origem a esta crónica, pelos piores motivos, é o ex-Presidente da Câmara Municipal de Braga, impedido por lei de se recandidatar a novo mandato, visto que era um dos "dinossauros" autárquicos do regime democrático, há mais de três décadas no desempenho da função (1976-2013).
 
Enquanto esteve no activo, Mesquita Machado foi alvo de diversas acusações de irregularidades na gestão do Município, as quais encobririam esquemas que redundariam em benefício próprio. A verdade é que as investigações(?) das autoridades judiciárias e do Ministério Público nunca encontraram matéria incriminatória(!).
 
Porém, na qualidade de autarca "dinossauro", fez jus ao cognome e enquanto chefiou o Executivo bracarense, a família Mesquita Machado prosperou e criou um império empresarial e um património imobiliário de milhões. Foram tempos de vacas gordas que o dinheiro fácil alimentou mas que, pelos vistos não assegurou aos filhos uma situação de desafogo financeiro, agora que chegou o tempo das vacas magras e a fonte de financiamento secou.
 
Na área do urbanismo, os autarcas foram e continuam a ser, reis e senhores, valorizando terrenos agrícolas que depois transformam em terrenos urbanizáveis através do seu poder na autarquia, alterando o PDM, para favorecerem determinada empresa imobiliária, a qual retribuirá o favor, antes ou depois do processo terminado, com choruda recompensa, já que esses terrenos beneficiaram de uma valorização que por vezes atinge os 2000%!

Mesquita Machado tinha um plano bem montado para salvar a empresa do genro, a construtora CCR mas pelos vistos, como estava em fim de mandato, não teve tempo para concluir o plano, estando agora em risco a sua execução porque o actual presidente da Câmara, Ricardo Rio se opõe ao negócio arquitectado pelo seu antecessor.

O plano era simples: a filha adquiriu um prédio por 1 milhão de euros numa zona da cidade onde o autarca idealizou a construção de uma nova Pousada da Juventude. Para a concretização desse projecto, a Câmara, invocando interesse público, expropriaria um conjunto de edifícios, inclusive o da filha, na zona de construção da Pousada, a quem pagaria 2,5 milhões de euros.

Belo negócio!!! Um projecto idealizado pelo autarca, a pensar na valorização do edifício da filha,  através de uma expropriação em que a Câmara invocou o interesse público, proporcionaria um lucro milionário de 1.500.000,00 euros, ou seja: 150%!!!

Incrível! Normalmente, neste tipo de expropriações em que é invocado o interesse público, a avaliação é sempre inferior ao seu valor real e, por vezes, mesmo muito inferior. Ora, na Câmara de Braga, quando se trata de favorecer a filha do Presidente, desavergonhadamente, não se olha a meios... para encher os bolsos dos protegidos, à custa dos dinheiros públicos, sacado sem dó nem piedade aos contribuintes.

O actual autarca, Ricardo Rio, agora conhecedor do esquema do seu antecessor, está de parabéns por ter inviabilizado o projecto, pois outra coisa não seria de esperar de alguém que durante a campanha denunciou a má gestão de Mesquita Machado, prometendo rigor e transparência caso fosse eleito.

Para quem quiser saber um pouco mais sobre os meandros autárquicos deve consultar este link:
 
 
 

2 comentários:

Unknown disse...

Antigamente, ou dito assim:
-Lembro-me do tempo em que um cargo público era uma honra pessoal e de grande respeito. Os governadores eram honestos e zelavam pelo bem colectivo.
Demitiam-se logo que aconteciam roubos ou desvios de dinheiros públicos ou ainda de moralidade.

Como tudo mudou!...
Hoje o nosso país ficaria deserto.
Depois do 25 de Abril foi um acontecer de desmandos, e de meninos a viverem à conta do erário público...
Não se emendam e os roubos agora são o selo da própria qualidade política.
Perderam a vergonha e a razão.
São uns pulhas e uns vermes execráveis...

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, ainda não entendi onde é que os Partidos, criados antes e depois do vinte e cinco de Abril de 1974, foram buscar este tipo de justiça, de pura impunidade!!!!!

Quer dizer, Justiça de impunidade, para eles porque, aos outros, os que roubam 0,70 Cêntimos, fazem-lhes pagar, o segundo tipo de justiça, não sei quantas vezes mais, e ainda estão sujeitos a ir para a CADEIA!!!!!!!

Realmente, assim e com este tipo de Partidos, não vamos lá.

Depois, além de nunca haver culpados, fica tudo por quantias astronómicas, pagas, sempre, por nós.

Há dias, houve um estudioso, que fez um estudo muito engraçado: O Governo Chinês, gasta desde o início até ao fim do processo, com um Sequestrador, 0,70 Cêntimos e demora quinze minutos a resolve-lo!!!!!!!!!!!!!!

Em Portugal, gastam-se, com o mesmo Sequestro, 4.282.000.00 Euros e demoram catorze Anos a
resolve-lo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu pergunto: porque é que estes desgovernantes, não vão, à China, tirar estes Cursos, super rápidos, de Novas Oportunidades?????

Não é, por acaso, que nós temos os Ordenados, mais baixos, da Desunião Europeia!!

O Problema é que, pelo facto de a Troika ter ouvido, várias vezes, ao Exmo Snr PM, que o mesmo, queria ir além da Troika, ainda nos vão baixar mais, as Pensões, Ordenados e Reformas!!!!!!!!

Por acaso, V. Excelência, já viu, este Governo, por em prática alguma medida que lhe vá aos Bolsos, recomendada pela Troika?

Não, este ou outro, qualquer,Governo só tomam as medidas que são contra nós!!!!
Laranjeiro, 22-04-2014