terça-feira, 1 de abril de 2014

"DIA DAS MENTIRAS" OU "DIA DE PENITÊNCIA"?


Imagem retirada do Google

Há muitas décadas atrás, nos tempos dos meus visavós, este título, "DIA DAS MENTIRAS", tinha toda a razão de ser, essencialmente, como escape e motivo para brincar, para pessoas que ao longo do ano conviviam num ambiente de verdade, aproveitando o dia 1 de Abril para brincar e pregar umas "petas" aos familiares e aos amigos mais chegados. Era uma tradição festejada todos os anos com brincadeiras mentirosas que acabavam sempre com sonoras gargalhadas do "mentiroso" e dos "enganados".
 
Actualmente, este "dia das mentiras" já não tem razão de ser, porque diariamente, ao longo do ano, a mentira faz parte do quotidiano das pessoas e está bem presente em todos os sectores da vida portuguesa.
 
No tempo dos meus visavós havia respeito e honestidade. Toda a gente honrava os acordos firmados, selados com um simples e vigoroso aperto de mão; a palavra dada era sagrada e ai daquele que a não cumprisse. Não havia escrituras notariais nem quaisquer outros documentos escritos para acautelar os negócios. Havia simplesmente a "palavra de honra" dos intervenientes nos negócios que era religiosamente cumprida.
 
Desde então tudo se degradou. O homem transformou-se num predador perigosíssimo e num mentiroso compulsivo, sem vergonha e sem escrúpulos, que deixou de honrar a sua palavra e de cumprir os compromissos assumidos, de nada valendo as pomposas escrituras notariais com fiadores e os documentos por si aceites e assinados. O homem não respeita nada nem ninguém. Para conseguir os seus intentos, inventa as mais inimagináveis mentiras e, se for necessário, até o pai e a mãe é capaz de incriminar!!!
 
É por tudo isso que o "dia das mentiras" já não tem aquele carácter brincalhão que as pessoas de bem aproveitavam, uma vez por ano, para pôr à prova a sua capacidade imaginativa de mentir e por isso, deixou de ter qualquer interesse, mesmo que lúdico, porque as pessoas, actualmente, não sabem fazer outra coisa senão mentir.

Em vez de "dia das mentiras", devia ser instituído um "dia de penitência" pelas mentiras de todo o ano.
 
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Assim é, efectivamente.

Actualmente, mente-se tão descaradamente que desmentiram, a todos os níveis, que não havia mais cortes, notícia em que eu nunca me acreditei, para, passadas umas horas, anunciarem os tais CORTES!!!!!!!!!!!

De facto, é preciso terem muita lata e serem muito descarados!!!!!!

Os políticos actuais, devem estar convencidos que estão no Século XVI ou XVII!!!!!!

Pode demorar, de qualquer maneira, a queda vai ser grande.

Realmente, na nossa criação, bastava um aperto de mão e tudo se resolvia.

Comigo, daí a eu ser pobre, ainda, hoje, é assim.

Efectivamente, agora já não há "DIA DAS MENTIRAS" porque, nós, vivemos os trezentos e sessenta e cinco dias, do Ano, ouvindo um faltar à verdade, contínuo, constante e permanente!!!!!!!!!
Laranjeiro, 01-04-2014