sexta-feira, 4 de abril de 2014

OS INCENDIÁRIOS - ATÉ NO INVERNO ACTUAM!!!



Imagem retirada do Google

2014 tem-se revelado um adversário poderoso contra os covardes criminosos que incendeiam as florestas de Portugal e queimam os bens e as vidas das pessoas.
 
No entanto e não obstante chover com intensidade quase todos os dias, os órgãos informativos noticiam fogos frequentemente e, por exemplo, na semana de 10 a 16 de Março, entre segunda e sexta-feira, ocorreram em todo o País cerca de 264 fogos, combatidos por 1.754 operacionais, apoiados por 527 viaturas!!!
 
É inacreditável!!! Em 5 dias, a maior parte dos quais, a chover copiosamente, 264 fogos oficialmente contabilizados!!!
 
Interrogo-me sobre o que vai acontecer quando a chuva parar e nos depararmos com temperaturas na ordem dos 25/35º? Por este andar, o próximo verão será novamente uma tragédia para as florestas, para os proprietários e para os bombeiros, a exemplo do que tem acontecido nos verões anteriores.
 
Mas de facto é inacreditável que em Janeiro, Fevereiro e Março, com o tempo impiedosamente chuvoso que se tem feito sentir, se verifiquem tantos incêndios. Tem de haver por esse País fora uma legião de loucos piromaníacos, ansiosos para satisfazer os seus ímpetos depravados, que espreitam todas as oportunidades para atear os fogos e se deleitam com a devastação das chamas.
 
O que têm feito, entretanto, as entidades responsáveis pela vigilância das florestas, para evitar este espectáculo trágico que todos os anos se repete?
 
Não seria muitíssimo melhor gastar na prevenção os milhões que ardem nas chamas? Não seria melhor gastar essas verbas astronómicas que todos os anos se perdem devoradas pelos incêndios, pagando às pessoas, em cada região ou município, para vigiarem e prevenirem os fogos postos?
 
O que se verifica, é que a cada ano que passa, ardem maiores áreas de floresta e campos de cultivo e depois, no rescaldo dos trágicos acontecimentos, as entidades responsáveis, discutem o problema e nunca chegam a nenhuma conclusão que evite novas tragédias, porque todos enjeitam responsabilidades e "sacodem a água do capote".
 
Para agravar ainda mais esta situação, todos os anos se verifica uma certa anarquia no combate aos incêndios porque, em minha opinião, há entidades a mais no comando das operações que se atrapalham, desautorizam e contradizem e, em alguns casos, para além da farda e da patente que ostentam, não percebem nada do assunto.
 
O governo deve intervir e disciplinar essas entidades e se necessário, punir e afastar os incompetentes, porque o País não pode continuar a assistir à devoração da sua floresta pelas chamas, uma riqueza incalculável que nunca mais será reposta, porque algumas espécies de árvores demoram dezenas de anos a formar-se.

Quanto aos incendiários, já que o castigo que eu lhes daria, não tem concretização legal no nosso País, é necessário que a justiça tenha a coragem de proferir sentenças adequadas que possam servir de exemplo àqueles que gostam de "brincar com o fogo".

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Com Eleições em Maio, não me acredito que, mesmo que haja MIL incêndios/Dia, o Governo faça ou mande fazer alguma coisa.

Além disso, num País onde se multa e, eventualmente, prende, um indivíduo que, dizem, roubou Setenta Cêntimos e não se prende quem roubou ou deixou roubar, Biliões de Euros, está tudo dito!!!!!!

Existe, devido a interesses obscuros que não se entendem, uma grande crise de Autoridade.

Não há, de facto, a mínima coordenação, no combate aos Incêndios.

Além disso, a melhor ARMA, era evitá-los.

É lógico que, enquanto existirem estes jogos de interesses e com o Governo a não ligar, patavina, a estas repetidas situações, todos os Anos, não vamos a lado nenhum.

Realmente, é uma pena pois já houve mais prejuízo com tudo o que ardeu, em Portugal, do que com todo o Dinheiro que roubaram aos Bancos!!!
Laranjeiro, 04-04-2014