domingo, 31 de maio de 2015

FALSO ALARME NA PONTE 25 DE ABRIL


Resultado de imagem para saco suspeito na ponte 25 de abril

Imagem retirada do Google
 
No dia 4 de Maio ao fim da tarde, cerca das 18,50, ocorreu um episódio estranho e caricato no tabuleiro da Ponte 25 de Abril que se tivesse sido resolvido com um pouco mais de perspicácia e responsabilidade, jamais teria acontecido e atingido as proporções que atingiu.
 
Segundo as notícias veiculadas pela imprensa, teria caído de um veículo de caixa aberta, um saco com roupa de mulher e criança e posteriormente, o condutor de um outro veículo, ao ver o saco no meio da via, parou o carro e foi colocá-lo na berma, com intenção de desimpedir a via.
 
Ainda segundo notícias da comunicação social, a denúncia partiu de um condutor que terá visto alguém a largar o objecto, e as autoridades optaram por encerrar a ponte, adoptando as medidas necessárias de segurança. Interveio o Centro de Inactivação de Explosivos e Segurança em Subsolo, foi fechada a circulação rodoviária e ferroviária. Só depois do objecto acabar de ser analisado, por volta das 21h00, é que as autoridades confirmaram que não havia qualquer perigo, autorizando a reabertura da ponte.
 
Posteriormente, foi identificado o condutor que parou no tabuleiro da ponte e manuseou o saco para a berma. Fiquei surpreendidíssimo com tudo quanto se passou porque afinal o protagonista que originou o encerramento da ponte e provocou um imenso caos durante mais de duas horas, era um agente da PSP e um agente da PSP tinha que ter uma actuação mais acertada e responsável.
 
Toda a gente sabe que é proibido parar no tabuleiro da ponte mas um agente da PSP tem obrigação de saber isso melhor do que ninguém. E tem também obrigação de saber que a sua actuação poderia causar suspeitas, caso as imagens fossem visualizadas em tempo útil.
 
Não se compreende porque é que o agente da PSP não tomou a decisão de levar o saco e entregá-lo no posto da PSP situado na Ponte ou então, tendo optado por remover o saco para a berma, porque é que não informou as autoridades desse seu gesto. Se o tivesse feito e penso que era o seu dever, teria evitado o "falso alarme" e um monte de problemas a milhares de condutores que ficaram duas horas presos no trânsito.
 
É evidente que o agente da PSP não actuou com intenção de causar estes problemas, ele mesmo disse que pretendeu desimpedir a via e facilitar o trânsito; no entanto, em situações desta natureza, é preciso ter mais atenção e pensar com muito mais acerto e responsabilidade.
 
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Efectivamente, este Agente da Autoridade, se queria fazer, de facto, um favor à Sociedade ou às Pessoas que moram ou vêm para o Sul, deveria ter agido com mais cautela.

Ele, como Autoridade, devia saber e conhecer as implicações que um caso destes, em cima da Ponte, pode provocar.

Eu continuo a dizer que, se a justiça fizesse a este Cidadão, o que, eventualmente, lhe fariam, noutro tempo, ele não actuaria com esta leviandade.

Só quando forem obrigados a indemnizarem as Pessoas é que pensam primeiro e agem depois.
Laranjeiro, 01-06-2015