segunda-feira, 18 de maio de 2015

FINALMENTE, 31 ANOS DEPOIS, BENFICA CONQUISTA BI - CAMPEONATO!!!


Foto retirada do Google
 
A equipa do Benfica entrou no Estádio D. Afonso Henriques com intenção de resolver rapidamente a partida, apostado em não deixar para a última jornada a responsabilidade de se sagrar campeão, em confronto perigoso com a excelente equipa do Marítimo.
 
Efectivamente, os primeiros 20 minutos foram arrasadores e o Vitória de Guimarães só não chegou ao intervalo com um resultado pesado porque a equipa de arbitragem não permitiu que o golo legalíssimo de Sálvio, aos 7 minutos, abrisse o activo e colocasse o resultado em 0-1. Foi assinalado um fora-de-jogo a Maxi Pereira que na verdade só existiu na cabeça do auxiliar. Aliás, a equipa de arbitragem teve vários lapsos que prejudicaram o Benfica, inclusive a não marcação de uma grande penalidade.
 
Se este golo tem sido validado, os jogadores encarnados teriam ultrapassado a ansiedade e, a partir daí, teriam mais tranquilidade e discernimento para transformar em golos as excelentes oportunidades que estiveram nos pés de Lima, Jonas e Maxi Pereira.
 
A verdade é que o Benfica não marcou em toda a primeira parte, umas vezes por mérito do guardião Douglas e outras por demérito dos avançados benfiquistas que acusaram a pressão do jogo do título.
 
Porém, aconteceu algo que não estava nas minhas previsões pois sempre achei que o Benfica tinha que vencer em Guimarães para ser campeão e não deixar para a última jornada essa decisão porque o Marítimo tem feito excelentes jogos e até foi a Braga ganhar 3-1 na 32ª jornada. Esse imprevisto, foi sem dúvida o empate do F. C. Porto no Restelo onde esteve a ganhar até aos 85 minutos mas permitiu o empate 1-1, oferecendo o título ao rival de sempre, o Benfica, na penúltima jornada.
 
O futebol é isto mesmo, espectacular e imprevisível e aconteceu aquilo em que eu menos acreditava: o F. C. Porto perder pontos.
 
Quando Julen Lopetegui, no final do encontro do Restelo se recusou a dar os parabéns ao Benfica pela Vitória e fez questão de endereçar esses parabéns a toda a gente que ajudou o Benfica a ser campeão, é lógico que estava a dar os parabéns a si próprio, uma vez que foi, sem dúvida, aquele que mais ajudou os encarnados a conquistar o bi-campeonato, já que nos encontros entre si, foi derrotado em casa por 2-0 e empatou na Luz 0-0. E para terminar em beleza o seu generoso contributo, ofereceu o título ao Benfica ao deixar-se empatar no Restelo 1-1.
 
Senhor Lopetegui, não resisto a deixar-lhe este recado: saber perder é ainda mais importante do que saber ganhar. O seu discurso ao longo do Campeonato foi absolutamente deplorável e demonstrou uma constrangedora falta de desportivismo. O final do campeonato foi uma lição que provavelmente lhe vai dar alguns ensinamentos para o futuro.
 
Cá se fazem cá se pagam e aquela sua imagem de joelhos e as mãos tapando o rosto no final do jogo no Restelo, tal como Jorge Jesus no final da época 2012/2013, no Dragão quando perdeu o Campeonato aos 90+3 minutos, vai correr mundo e toda a gente vai observar um treinador inconsolável e desesperado que embora possuindo a melhor equipa de futebol a jogar no campeonato português, não ganhou absolutamente nada. É frustrante, não é, Senhor Lopetegui? Como vê, os treinadores portugueses são bons e o futebol português não é tão mau como o Senhor pensava. Até aposto que com um pouco mais de respeito e humildade, talvez as coisas lhe tivessem corrido bem melhor.
 
O Benfica deve estar-lhe grato por ter dado tão preciosa ajuda na conquista do bi-campeonato, sem dúvida, muito mais valiosa do que todas as ajudas a que se referiu ao longo de toda a época.
 
Felicidades, Senhor Lopetegui.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

De facto, tudo foi preparado para a Equipa de Arbitragem ter este comportamento.

Tudo foi feito, ao pormenor, para o SLB, perder em Guimarães.

Realmente, saber perder, também é uma grande virtude!

Mas há uma coisa com a qual eu não me conformo: Imagine o Exmo Senhor autor, se não fosse o grande Amigo do Glorioso, o que poderia acontecer, mais uma vez, aos actuais Campeões?

Há gente que não aprende, mesmo nada, com os erros do passado!!

Como bom comentador que é, de Futebol, deve compreender que a última Jornada de Futebol, com o Título garantido, é uma coisa e, ter que ganhar para garantir o mesmo, é outra, totalmente diferente!

Resumindo: O que se está a passar com o Benfica, é inadmissível!
Laranjeiro, 19-05-2015