segunda-feira, 4 de maio de 2015

PARA QUANDO A CONSTRUÇÃO DO "CAMINHO DOS PEREGRINOS"?

Resultado de imagem para caminho dos peregrinos fatima

Imagem retirada do Google

Há muito que desejava fazer uma caminhada ao Santuário de Fátima e até percorrer os Caminhos de Santiago. Como a idade não perdoa e os anos passam depressa, resolvi concretizar esse desejo, acompanhado de um grupo de familiares, aproveitando o feriado do dia 1 de Maio, sexta, sábado e domingo.
 
Foram três dias tremendos, mais difíceis do que alguma vez imaginei, os quais exigiram de mim e dos familiares uma enorme resistência e um grande espírito de sacrifício e entreajuda para percorrer diariamente uma média de 45 quilómetros, aguentando desde a primeira etapa bolhas nos pés e dores musculares em todo o corpo.
 
Desde sempre respeitei e admirei o sacrifício, a coragem e a fé dos peregrinos, mas agora, depois desta dura experiência, essa admiração e esse respeito é ainda maior.
 
Vencer etapas de quarenta e tal quilómetros diários a caminhar é muito difícil para a maior parte dos peregrinos, por falta de resistência física mas essencialmente por terem que caminhar por percursos com pisos em mau estado de conservação, estradas sem bermas, ruas sem passeios, sempre enfrentando o perigo de poderem cair, torcer um pé, partir uma perna ou um braço ou até ser atropeladas por automobilistas com muita falta de civismo, como infelizmente acontece todos os anos.
 
Perante esta realidade e considerando a forte religiosidade do povo português, considero que é incrível não existir em Portugal o "Caminho dos Peregrinos", um projecto que deveria abranger todo o território português de Norte a Sul. A concretização de um projecto desta natureza é fundamental para proporcionar aos muitos milhares de peregrinos todo o conforto e segurança que merecem.
 
A responsabilidade da sua concretização, dado que o Estado e a própria Igreja que é a principal beneficiária das peregrinações se demitiram dessa obrigação, deve ser assumida pelo conjunto dos 309 municípios e das 3092 freguesias, partilhando os custos em proporcionalidade à sua área geográfica e ao seu número de habitantes.
 
Serão os autarcas portugueses capazes de consertar entre si a construção de um projecto tão importante para os peregrinos? Se de facto pensarem nos milhares de peregrinos que todos os anos se deslocam ao Santuário de Fátima por caminhos perigosos e em mau estado de conservação, os autarcas serão capazes de se entender e realizar esse tão importante projecto. 

2 comentários:

Unknown disse...

Já se fala deste projecto há vários anos,mas até agora ainda não se viu nada.
Penso que o primeiro passo deverá ser dado na Origem - Fátima, onde o fluxo de peregrinos se concentra e a partir daqui deverias ser alargados esses caminhos para norte e para sul.
Para mais estes caminhos permitiriam depois boas caminhadas para quem gosta de as fazer diariamente.

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Até parece que não vivemos na Terra!

Algum dia, estes Senhores, fariam semelhante coisa?

O que eles querem, é o dinheiro, o resto, que se lixe.

Eu sei que há acidentes e acidentes, no entanto, muitos, com boas Estradas e caminhos próprios, para os Peregrinos, podiam ser evitados.

Efectivamente, é preciso ter uma grande força de vontade para fazer, sobretudo, nestas condições, uma Peregrinação, desta envergadura!!

Realmente, os caminhos que existem, daqui para o Santuário de Fátima, no Século XXI, são uma autentica vergonha e falta de respeito para com os Cidadãos.
Laranjeiro, 09-05-2015