domingo, 13 de setembro de 2009

ARRASADOR - DISSE MOITA FLORES


Francisco Moita Flores, para além de escritor, investigador, é aposentado do Estado, Presidente da Câmara de Santarém e comentarista criminal e político, dos mais requisitados da imprensa escrita e falada, aparecendo amiudadas vezes nos ecrans das televisões.

Ao ler os seus comentários sobre o Processo de Pedofilia da Casa Pia, Joana e Maddie McCann, entre outros, verifiquei que a isenção era muitas vezes sacrificada a outro tipo de interesses e, por isso mesmo, a admiração inicial sobre Moita Flores foi-se diluindo e hoje já nem sequer leio as suas opiniões.

Mas o que me faz hoje escrever sobre o Dr. Moita Flores é o facto de ter afirmado, após o último debate televiso entre o Primeiro Ministro e a Presidente do Partido Social Democrata que Sócrates foi ARRASADOR.

Exactamente, foi este o adjectivo empregue para definir uma vitória esmagadora do Primeiro Ministro sobre Manuela Ferreira Leite que no seu entender se desorientou, no debate televisivo da SIC, na noite de 12.09.2009 e que de forma nenhuma corresponde ao desempenho equilibrado, proporcionado pelos dois candidatos a Primeiro Ministro.

Só mesmo Moita Flores, empenhado na promoção de Sócrates, seria capaz de vislumbrar algo que não existiu, que eu não vi e que a grande maioria dos comentadores políticos também não viram.

Mas creio que o Presidente da Câmara de Santarém, eleito nas listas do Partido Social Democrata, ao agir desta forma, está a ser coerente com as posições que vem assumindo, ultimamente, na promoção de José Sócrates, ao atribuir-lhe a medalha de ouro da cidade e ao afirmar publicamente que não votaria em Manuela Ferreira Leite, admitindo votar PS nas próximas Legislativas.

Francisco Moita Flores que chegou a Presidente da Câmara de Santarém com o apoio inequívoco do PSD, permitiu-se afrontar a sua líder, fazendo comentários a seu respeito pouco abonatórios mas, paradoxalmente, demonstrando alguma avareza e falta de dignidade, não colocou o seu lugar à disposição, como seria de esperar.

Mais uma vez, Moita Flores decepcionou todos os seus admiradores que naturalmente esperavam, depois de contestar Ferreira Leite, dizendo que não se revia na sua política, que se demitisse das funções de Presidente da Câmara e se porventura se quizesse recandidatar, o fizesse integrado nas listas do Partido Socialista.

No que me diz respeito, foi precisamente por este tipo de procedimentos, pouco isentos e que atentam contra a minha forma de estar na vida que a determinada altura comecei a ignorar que o Senhor Moita Flores existe.

Quanto ao cargo que ocupa na Câmara Municipal de Santarém, embora tardiamente, ainda está a tempo de limpar a sua honra, demitindo-se imediatamente pois é lógico que se a Presidente do Partido não merece a sua confiança, também não deve querer um cargo que depende da sua confiança política.

Por outro lado, também sou daqueles que penso que os cidadãos de Santarém só teriam a ganhar com a demissão porque uma pessoa que se dedica a tantos ofícios ao mesmo tempo, dificilmente poderá governar a Câmara com eficácia, uma vez que tal tarefa, para além de ser difícil, exije muita disponibilidade.

Será que o Senhor Moita Flores encenou tudo isto para que a Presidente do PSD lhe retirasse a sua confiança política e posteriormente, outra força política, pudesse tirar dividendos desta actuação?

Para quem está habituado a escrever obras de ficção, é natural que tenha uma imaginação muito fértil, e por isso capaz de maquinar as mais impensáveis tramóias.

1 comentário:

Isabel Magalhães disse...

Não posso estar mais de acordo consigo.

Saudações s-d

IM