sábado, 26 de setembro de 2009

O PSD TEVE AS LEGISLATIVAS NA MÃO E...


Estamos a pouco mais de 12 horas do início da votação para as legislativas e não obstante as últimas sondagens apontarem para uma vitória do Partido Socialista, ainda tudo está em aberto, devido à grande percentagem de eleitores indecisos.

As últimas prospecções dão 38/39% ao PS, 29/30% ao PSD, 9/10% ao BE, 8/9% ao CDS e 8/9% à CDU mas ao longo da campanha e da pré-campanha eleitoral, houve sondagens para todos os gostos e feitios, chegando a dar 16% das intenções de voto ao Bloco de Esquerda e 5/6% ao CDS.

Há uma semana atrás, PS e PSD seguiam empatados nas intenções de voto dos portugueses mas de repente, como que por magia, o PS ganhou uma vantagem de 8/9 pontos percentuais e no entanto, o Governo e o Primeiro-Ministro continuam a ser os mesmos e o mal que fizeram ao País já não pode ser remediado.

Se o Partido Socialista ganhar as legislativas, então terei de concluir que os portugueses afirmaram uma coisa ao longo de toda a legislatura e fizeram outra, na hora de votar e, nesse caso, actuaram em função do seu fundamentalismo ideológico, em vez de o fazerem em função da convicção e da razão. Por alguma coisa os portugueses são conhecidos como um povo de brandos costumes.

Nunca um Governo tinha sido tão contestado anteriormente, por todos os sectores da sociedade, porque os trabalhadores se sentirem afrontados, ultrajados e prejudicados e agora, na hora de exercer o poder, através do voto e correr com o Primeiro-Ministro de S. Bento, parece que esqueceram tudo e estão dispostos a dar-lhe uma nova vitória, pelo menos é o que as sondagens dizem.

Se isso acontecer, então o Primeiro-Ministro fez muito bem em ter ignorado e não ter levado a sério a contestação do povo, ao longo de todo o mandato, como que adivinhando que na hora de votar, todos os contestatários lhe confiariam o seu voto.

Pessoalmente, ainda não estou convencido que o PS vai ganhar e se porventura chegar à vitória, será pela margem mínima; mas depois de uma campanha baseada em fait-diverts que beneficiaram o PS, na verdade, tudo pode acontecer, pelo que será melhor aguardar até cerca das 20 horas de amanhã, domingo, para conhecer a verdade.

Porém, não queria terminar sem deixar as minhas próprias previsões que apontam para uma subida do CDS para cerca de 9%, do Bloco de Esquerda, acima dos 10% e do PCP que ficará muito próximo do CDS. Quanto ao PSD, penso que não ficará a 9/10 pontos do PS, tal como as sondagens indicam.

Sem comentários: