domingo, 27 de setembro de 2009

QUANDO PERDER PODE SER GANHAR


Se a Presidente do PSD Manuela Ferreira Leite perder as legislativas, numa conjuntura política tão difícil para o Partido Socialista e para o seu candidato a Primeiro-Ministro, só pode entender-se tal desfecho porque os portugueses não querem ver Ferreira Leite investida no cargo de Primeira-Ministra. Caso contrário, a Presidente do PSD teria todas as condições para lá chegar e, em meu entender, desempenharia melhor o cargo do que José Sócrates. Aliás, o actual Primeiro-Ministro, apenas bate Ferreira Leite em retórica, arrogância e descaramento.

Mas se Manuela Ferreira Leite perder, o que a esta hora, cerca das 18,30 ainda ninguém pode confirmar, pode até ser benéfico para o PSD, a curto prazo, porque se livrou do embaraço de ter que romper com uma série de medidas megalómanas deste Governo que a maioria do cidadão comum não contesta e muito menos os grandes grupos económicos, incluindo as empresas de construção civil que esperam essas grandes obras do TGV, aeroporto, terceira travessia do Tejo, auto-estrada Porto/Lisboa e todos os outros traçados previstos, como quem espera Deus do Céu.

Ao ganhar o Partido Socialista, mesmo em minoria, vai ter que dar sequência às promessas que fez e em muitas delas vai sair-se mal.

Porém, se fosse o PSD a inviabilizar essas realizações anunciadas pelo Governo de Sócrates, iria sempre granjear descontentamentos da parte daqueles mais directamente atingidos e prejudicados. No entanto, não tenhamos dúvidas, o próximo governo socialista, estará metido numa camisa de onze varas, de onde dificilmente sairá sem sofrer graves revezes.

Ao PSD só lhe resta esperar, cumprir na perfeição o seu papel na oposição e não dar tiros nos pés. O próximo Governo de Sócrates vai ter que acudir e apagar muitos fogos, ao mesmo tempo, tantas e tão gigantescas foram as promessas que fez, as quais por serem tão difíceis, o mais provável é que sofra graves queimaduras no combate a todos esses fogos.

Confirmando-se que os portugueses não quiseram Manuela Ferreira Leite para Primeira-Ministra, o PSD deve empenhar-se imediatamente na sua substituição, elegendo uma personalidade para presidir ao Partido, que tenha carisma e credibilidade perante os portugueses e que possa assumir, a qualquer momento, a difícil tarefa de governar Portugal.

Essa personalidade terá que ser alguém consensual no seio do Partido, com provas dadas e, não menos importante, que seja uma figura considerada e respeitada dentro e fora do Partido.

A reabilitação do PSD, se perder estas eleições, tem que começar logo no dia 12 de Outubro, a seguir às autárquicas, sem perda de tempo, porque os próximos tempos vão ser-lhe favoráveis, basta que os saiba aproveitar.

Sem comentários: