sexta-feira, 25 de setembro de 2009

RECUPERAR A CREDIBILIDADE PERDIDA


Tomei conhecimento através da imprensa que a antiga coordenadora da Polícia Judiciária Ana Paula Matos, foi condenada a sete anos de cadeia por se ter apropriado de 94 mil euros, apreendidos a traficantes de droga, tendo sido também decidido afastá-la da Instituição.

Em todos os sectores da sociedade há bons e maus profissionais, o que é realmente importante e fundamental é que quando as pessoas cometem crimes, sejam sempre responsabilizadas por eles, julgadas e sentenciadas conforme a gravidade dos mesmos, pois só assim a Justiça ganhará credibilidade junto dos cidadãos.

Creio que este é um bom exemplo da actuação da Justiça, independentemente de não ter noção se a Senhora devia ser condenada a uma pena mais elevada ou mais leve. Basta-me saber que o crime que esta agente praticou não ficou impune e que a sua condenação servirá de referência para que outros agentes que porventura possam ter a tentação de se querer apropriar do que lhes não pertence, pensem pelo menos duas vezes.

A Justiça deve ser cega, surda e muda e consequentemente, actuar exclusivamente em função da matéria de facto apurada e nunca em função do grau de importância das pessoas a julgar.

Se a Justiça entrar definitivamente por este caminho, então a Democracia, Portugal e os portugueses terão muito a ganhar.

Sem comentários: