quinta-feira, 10 de setembro de 2009

OS HOMENS NÃO SE MEDEM AOS PALMOS


Não sei se Marques Mendes teria tido mais sucesso na vida se tivesse mais 20 cm de altura mas de facto a sua pequena estatura não o atrapalhou em nada e foi capaz de fazer coisas que outros bem mais altos não tiveram vontade nem coragem para realizar.
Luis Manuel Gonçalves Marques Mendes, de seu nome completo, conhecido de muitos pela sua baixa estatura, é de facto um homem com H grande, dos poucos que neste País não cederam aos lóbis dos poderosos e aos interesses partidários, tendo demonstrado, ao longo dos anos que o conheço, nos vários cargos por onde passou e alguns foram muito importantes e de grande responsabilidade, competência, responsabilidade e honorabilidade.
A prova de que os homens não se medem aos palmos, é que Marques Mendes, embora de estatura baixa, não deixou de se formar em Direito e exercer advocacia, administrar Empresas, abraçar a vida autárquica e desempenhar cargos importantes nos órgãos de Estado, ao serviço do País, como Deputado, Secretário de Estado e Ministro.
Mas Marques Mendes conseguiu também chegar ao topo na hierarquia do Partido, assumindo a Presidência entre 2005 e 2007 e foi neste período que eu lhe vi tomar decisões importantes e moralizadoras para o País, com grande firmeza e coragem, como aquelas que excluíram os candidatos autárquicos-arguidos, Isaltino Morais e Valentim Loureiro e mais tarde, Carmona Rodrigues, a quem retirou o seu apoio, pelos mesmos motivos: envolvimento em processos judiciais e indiciados em vários crimes.
Como não há princípios éticos e morais na política, Marques Mendes foi ferozmente criticado e culpado de o PSD perder três Câmaras importantes (Gondomar, Oeiras e Lisboa), porque esses críticos querem sempre vencer a qualquer preço, com batota, jogo sujo e estão-se burrifando para a verdade, a justiça, a ética e a moral.
Mas Marques Mendes foi irredutível nas suas convicções e quis indicar ao País um caminho de dignidade, acabando com a promiscuidade entre arguidos políticos e os cargos autárquicos ou de Estado no seu Partido.
Marques Mendes fez algo que ninguém até então tinha tido moral e coragem para fazer e pagou por isso, vindo a ser substituído na Presidência do PSD por Luis Filipe Menezes que acabou por sair sete ou oito meses depois.
De qualquer forma, para mim, Marques Mendes ascendeu ao patamar mais alto da ética e da moral, lugar onde a maioria dos políticos não tem lugar porque lhes faltam os valores, a vontade e a coragem de que Marques Mendes é possuidor.
Sendo Marques Mendes advogado, também o admiro por não se envolver na defesa de criminosos de toda a espécie, como acontece com a grande maioria dos mais renomados causídicos da nossa praça.
Marques Mendes, mesmo fora da política activa, continua a bater-se por valores que dignifiquem a sociedade e as instituições do País e com o seu exemplo e perseverança, talvez um dia destes, quem sabe, outros políticos sigam o seu caminho, por terem chegado à conclusão de que o crime não compensa e que as vitórias só têm valor se forem alcançadas com dignidade e mérito.

1 comentário:

Manuel Carmo Meirelles disse...

Passados 10 anos sobre a data em que escrevi esta mensagem no meu Blogue, devo dizer, com toda a sinceridade, que criei algumas dúvidas no meu espírito sobre o merecimento dos elogios que então fiz ao político Marques Mendes. Tenho ouvido e lido, ao longo do tempo, notícias em seu desabono que, sinceramente, me deixam desgostoso, embora algumas dessas notícias careçam de confirmação.
O que na altura escrevi, foi com a convicção de que Marques Mendes era de facto muito diferente da generalidade dos políticos, possuidor de carácter, ética e moral. Hoje, já tenho dúvidas mas o tempo se encarregará de as esclarecer.