sexta-feira, 11 de setembro de 2009

CONFESSO QUE TAMBÉM FUI ENGANADO...



Confesso que nunca tinha ouvido falar no nome de Vale e Azevedo, antes de se candidatar à Presidência do Benfica, corria o ano de 1997.

Infelizmente, quando os resultados desportivos não satisfazem a massa adepta, precisamente o que acontecia, na época, no maior Clube português, os treinadores e os dirigentes são o principal alvo da sua contestação.

Nesse sentido, Manuel Damásio, face aos maus resultados da equipa, começou a ser veementemente contestado e era quase certo que em confronto com qualquer candidato que se apresentasse ao acto eleitoral de Outubro de 1997, sairia derrotado.

Foi neste contexto que se apresentou ao acto eleitoral o advogado Vale e Azevedo, tendo como adversários Luis Tadeu e Abílio Rodrigues que acabaria por vencer, graças a algumas promessas que nunca cumpriu como foi o caso da contratação de Rui Costa e a uma série de ilusões que conseguiu incutir no espírito dos benfiquistas.

Que eu me tivesse enganado àcerca da competência e idoneidade de Vale e Azevedo para dirigir o Benfica, não me causa qualquer admiração. O que eu não compreendo é como homens honrados que faziam parte da sua Direcção e grandes benfiquistas, não tenham sido capazes de se aperceber das suas vigarices e até o defenderam em algumas ocasiões, das acusações que lhe eram dirigidas.

Continuo a ter a maior das considerações por António Sala, José Manuel Antunes, José Manuel Capristano e Cândido Gouveia porque são pessoas honestas mas na qualidade de vice-presidentes da Direcção, tinham o dever e a obrigação de ter estado mais atentos ao desenrolar dos acontecimentos e não ter permitido o conjunto de vigarices levadas a cabo por Vale e Azevedo que redundaram na delapidação do património da Colectividade Encarnada.

Desde a derrota no acto eleitoral de 2000, muita coisa se veio a saber sobre as falcatruas de Vale e Azevedo, sobre o qual pendem dezenas de processos em Tribunal, por apropriação indevida de bens alheios e burlas gigantescas de muitos milhões de euros.

Porém, desde que li o livro de António Pragal Colaço sobre a vida deste refinado vigarista "Toda a história de um condenado procurado pela Justiça", pude ter uma noção mais exacta sobre o homem que foi Presidente do Sport Lisboa e Benfica e que só por milagre não fez desaparecer o maior Clube português e um dos maiores do Mundo, tal é a sua propensão, obsessão e destreza para a vigarice. O livro descreve algumas dessas burlas, feitas com requintes de inusitada perfeição e, por isso mesmo, difíceis de provar em Tribunal.

Pode hoje dizer-se que Manuel Vilarinho foi o Santo salvador do Benfica (São Vilarinho), ao derrotar Vale e Azevedo no acto eleitoral de 2000, assumindo durante a campanha uma atitude de grande coragem, denunciando as vigarices do seu adversário e chamando-lhe por diversas vezes mentiroso. Lembro-me de Vilarinho lhe repetir continuadamente, num frente-a-frente na Televisão: "o Senhor mente com quantos dentes tem na boca! É preciso ter descaramento!" E Vilarinho foi mais longe: "eu estou a chamar-lhe mentiroso, pode processar-me que eu não tenho medo, conheço bem as suas falcatruas". Vilarinho foi arrasador nesse debate e deixou o adversário completamente aturdido, sem saber o que havia de dizer, tendo também convencido os verdadeiros benfiquistas que depois lhe deram a vitória com cerca de 62% dos votos.

Outra coisa que me intriga é o facto de Vale e Azevedo à data em que se candidatou a Presidente do Benfica já ser conhecido pelas suas falcatruas e no imenso universo de personalidades benfiquistas, ninguém o ter denunciado durante a campanha, desmascarando os seus crimes e os seus propósitos e o perigo que corria o Benfica com a sua eleição. Isto causa-me realmente uma grande estranheza.

Porém, o mais importante neste momento, é que o Benfica recuperou o seu prestígio e credibilidade e está de novo no bom caminho, para voltar a dar grandes alegrias aos seus sócios e simpatizantes e Vale e Azevedo está a contas com a Justiça, tendo sido emitido um mandado de detenção europeu para cumprir pena de prisão e espero que pague por todos os crimes que cometeu.

A propósito de prestígio, ainda hoje vi publicado na imprensa que o Benfica ocupa o 9º lugar no ranking dos maiores clubes do Mundo, mesmo depois de ter passado quase duas dezenas de anos sem ganhar títulos. Esta distinção diz bem da grandeza e prestígio do Benfica, essencialmente, até ao final da década de oitenta.

1 comentário:

Dylan disse...

Também eu me enganei...