quarta-feira, 16 de setembro de 2009

AMIGO DE LONGA DATA



É sempre um grande prazer encontrar-me com o Engº Eduardo Manuel da Costa Ribeiro, um amigo de longa data que foi Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar entre 1979 e 1989 e onde realizou um trabalho meritório, muito apreciado pelos seus habitantes.

Hoje, depois de um longo período de ausência, encontrámo-nos para almoçar e colocar as conversas em dia. Os anos parece que não passam por ele, continua com óptimo aspecto e acima de tudo com saúde. Tenho a certeza que toda a Comunidade de Calvanas lhe deseja as maiores felicidades e ficaria satisfeita de lhe poder dar um abraço.

Nessa impossibilidade, pelo menos por agora, é com satisfação que transmito aos associados da AMBC, através do meu blogue que o nosso amigo está bem e que a Associação de Moradores o convidará para estar presente na festa de inauguração do nosso Bairro, ainda sem data aprazada.

Nunca poderei esquecer que foi precisamente no período em que o Engº Costa Ribeiro foi Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar que foi fundada a Associação de Moradores e o Grupo Desportivo das Calvanas, com a finalidade de encontrar soluções, junto das entidades competentes, para as imensas carências de um Bairro que já existia antes do 25 de Abril mas que cresceu imenso, em consequência da Descolonização, com a chegada de centenas de milhar de retornados.

O Bairro das Calvanas, então designado por Quinta das Calvanas, por ser uma área onde se cultivavam hortas e pastavam rebanhos de ovelhas e manadas de gado bovino, pelo facto de ficar situado nas imediações do Aeroporto da Portela, foi estrategicamente escolhido por algumas centenas de famílias retornadas, para aí construirem as suas casas, uma vez que o Estado, a quem competia essa obrigação, se recusou assumir tal responsabilidade.

Sem emprego e sem meios económicos para comprar uma habitação, muitos retornados resolveram construir as suas casas, aos poucos, com o seu próprio trabalho, na Quinta das Calvanas e em muitos outros locais de Lisboa e do País, ávidos de recomeçar uma nova vida, a partir de um novo lar.

Vem tudo isto a propósito para dizer que o Engº Costa Ribeiro, na qualidade de Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, sempre se mostrou um homem colaborante, tolerante e compreensivo para com esta situação de auto-construção à margem da Lei e teve sempre um carinho muito especial pelos dirigentes da Associação de Moradores e do Grupo Desportivo das Calvanas, a quem procurou sempre ajudar a resolver os seus inúmeros problemas, não só através de apoios monetários mas também expondo os problemas ao Presidente da Câmara e corroborando os pedidos feitos pela Colectividade.

O Engº Costa Ribeiro foi sempre um bom amigo e é por isso que não obstante terem passados cerca de vinte anos desde que deixou a Presidência da Junta de Freguesia do Lumiar, continua a ser recordado com grande respeito, carinho e admiração por toda a Comunidade de Calvanas.

Sem comentários: