sábado, 20 de abril de 2013

O DERBY LISBOETA É SEMPRE ALICIANTE

 
IMAGEM RETIRADA DO GOOGLE
 
Na véspera de mais um derby entre os eternos rivais Benfica/Sporting, em circunstâncias tão desequilibradas em termos de classificação que não há memória, é sempre difícil prognosticar o resultado do jogo.

Se neste momento os encarnados somam mais 34 pontos na tabela classificativa, ocupando o 1º lugar e o seu adversário o 7º, tal circunstância pode não ser um factor fundamental e decisivo para o desfecho vitorioso do clube da águia. Isto porque noutras épocas nem sempre venceu a equipa que no momento estava mais forte e melhor classificada. Nestes jogos, qualquer factor imprevisto pode influenciar uma ou a outra equipa e decidir a conquista dos 3 pontos.
 
Na verdade, as duas equipas necessitam vencer para atingirem os seus objectivos: o Benfica para ser campeão e o Sporting para alcançar um lugar na tabela classificativa que lhe dê acesso às competições europeias.
 
Neste momento, os encarnados levam 4 pontos de avanço sobre o 2º classificado, o Futebol Clube do Porto e necessitam de os conservar até ao penúltimo jogo que é precisamente contra o rival do norte. Se isso acontecer, se amanhã ganhar ao Sporting e nas próximas jornadas não se deixar surpreender com o Marítimo, fora (27ª) e Estoril em casa (28ª), então na jornada 29ª já poderá ir ao Dragão sem qualquer tipo de pressão e fazer um jogo que lhe permita empatar ou ganhar, sendo certo que mesmo perdendo continuaria com 1 ponto na frente da classificação.
 
Porém, creio que a chave da conquista do campeonato se encontra no jogo de amanhã. Se o Benfica vencer será campeão, caso empate ou perca, o título pode escapar-se mais uma vez para os rivais do norte.
 
No meio de tudo isto, há um acontecimento que deve ser realçado e que tem a ver com o facto de as direcções dos dois clubes terem feito as pazes e reatado relações de boa vizinhança, estando marcado para amanhã, antes do jogo, um jantar com a participação dos dirigentes dos dois Clubes.
 
Independentemente do resultado que se venha a verificar no final dos 90 minutos, há que louvar a atitude dos novos dirigentes e fazer votos para que as pazes sejam duradoiras.
 

2 comentários:

Unknown disse...

Não sou nada desportivo.
Estas partidas são repetições de guerras de palavras

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Qualquer que seja o resultado, deste Jogo, o mais importante, para mim, foi o facto de, os dois Clubes, terem feito as Pazes!!!!!

Quanto ao resultado, em si, pode pender para qualquer dos lados.

Este Ano, o Benfica tem uma grande vantagem: Tem jogado, ao contrário da Época passada, com muita humildade, factor nº um. As Pessoas ainda não se esqueceram do que o Treinador, em 2011/2012, disse: Da maneira como estamos a jogar, não há Equipa que nos ganhe!!!

Resultado: Passadas duas ou três Semanas, perdeu o Campeonato.

É por isso que eu digo que, a melhor e mais eficaz, arma, é a humildade!!!
Laranjeiro, 21-04-2013