quarta-feira, 15 de maio de 2013

JORGE JESUS - A SEGUNDA FINAL TAMBÉM JÁ VOOU

 
 
FOTO RETIRADA DO GOOGLE
 
Sou daqueles que não acredito em feitiços ou maldições. O Benfica perdeu a 9ª final da sua carreira porque o treinador não foi capaz de construir uma equipa vencedora e na hora de formar o onze inicial comete gafes terríveis, dando chances ao adversário. 
 
O Benfica apenas traduz em golos uma pequeníssima percentagem das ocasiões que constrói. Os seus avançados são completamente inofensivos para a baliza contrária; são jogadas sucessivas desperdiçadas infantilmente e depois a equipa adversária em uma ou duas oportunidades mata o jogo.
 
Tem sido esta a sina do Benfica há meio século, por culpa dos jogadores, treinadores e dirigentes, não podendo esse insucesso ser atribuído a qualquer "mezinha" ou "maldição".
 
Os jogos que tenho visto nas competições europeias entre o Benfica e os diferentes adversários, fazem-me lembrar a história do lobo e do cordeiro, ao comparar a ingenuidade e infantilidade dos jogadores encarnados com a experiência, a manha e até a maldade dos jogadores adversários, sendo muitas vezes penalizados em circunstâncias em que é o adversário que comete a falta, precisamente porque este tem mais ronha e sabe reverter essas situações a seu favor, enganando a equipa de arbitragem.
 
A final com o Chelsea, foi igual às outras seis que foram ingloriamente perdidas por via dessa imaturidade da equipa. Também hoje, nesta final, o Benfica teve diversas oportunidades para marcar ao longo da primeira parte e não teve arte nem engenho para empurrar a bola para dentro da baliza. O Chelsea chegou uma vez próximo da grande área e lampard por um triz não marcou. É esta a grande diferença entre uma equipa que precisa de vinte oportunidades para marcar um golo e outra que lhe basta uma ou duas para ganhar o jogo.

E não me venham dizer que o Benfica jogou melhor, que teve azar, que merecia ganhar. Para mim, quem jogou melhor foi quem ganhou o jogo e conquistou a taça. Se se conquistam títulos jogando mal, então eu prefiro que a equipa do Benfica jogue mal e conquiste vitórias e títulos. Como benfiquista, já estou farto deste filme horroroso. É preciso acabar com estas humilhações.
 
Havia três finais para ganhar e agora resta uma, a final da Taça de Portugal. Com a moral de rastos, depois da perda do Campeonato e da Liga Europa, creio que a equipa vimaranense tem todas as chances de vencer a final e impedir que o Benfica conquiste qualquer título esta temporada quando teve tudo na mão para fazer uma época em grande.
 
Há algo de errado nesta estrutura do Benfica. Não é possível somar tantos desaires sucessivos. Um Clube que não ganha não pode ser grande. A dimensão do Benfica é maior do que a dimensão das suas vitórias. Os adeptos do Benfica são fantásticos e de uma fidelidade extraordinária mas perante tantos desaires sucessivos é compreensivo que esmoreçam e não estejam contentes com a actual situação.
 
JORGE JESUS não tem condições anímicas e psíquicas para continuar a orientar a equipa do Benfica. Se continuar é um erro. É mais do mesmo e não passamos disto.

E porque não dar oportunidade já na próxima época a qualquer um dos jovens treinadores que brilharam no Paços e no Estoril? Pelo menos não serão tão casmurros como este treinador benfiquista e quanto a visão e inteligência futebolística, também não será difícil superá-lo.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Eu disse e, infelizmente, não me enganei que, com os útimos resultados que o Benfica construiu, não ia, hoje, ganhar.

Está claro que não é nenhuma maldição. É, isso sim, uma grande desorganização, a todos os Níveis!!!!

Se o Exmo Senhor JJ, ainda sonha que o FCP vai perder ou empatar, com o PF, só pode ter colocado o chip ao contrário!!!!!!!!!!

O que o Clube precisa, é de uma limpeza geral.

Afinal, o que é que estes Senhores, já ganharam?
Laranjeiro, 15-05-2013