terça-feira, 14 de maio de 2013

ESTÃO ENGANADOS... NÃO HÁ QUALQUER "MALDIÇÃO"

 
 
IMAGEM RETIRADA DO GOOGLE
 
O Sport Lisboa e Benfica, desde a sua fundação, há quase 110 anos conquistou o direito de estar presente em 8 importantes finais e amanhã, por direito próprio, vai estar na 9ª, para defrontar o Chelsea na final da Liga Europa.
 
Porém, deve dizer-se, em abono da verdade que a percentagem de sucesso nessas 8 finais é muito fraquinha (25%), lembrando que apenas saiu vitorioso em duas Finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus, na época de 1960/61 e 1961/62. É caso para dizer: tanto trabalho para tão pouca produção.
 
Há clubes que vão às finais para as ganhar e há outros que estão presentes para as ver ganhar. Isso tem sido um pouco o papel do Benfica que não tem jeitinho nenhum para ganhar finais e ao dizer isto, estou a lembrar-me dos jogos dessas finais e a forma como o Benfica foi derrotado.
 
Contrariamente ao que muita gente invoca, aqui não há nenhuma "maldição" de Bélla Guttmann. Creio mesmo que onde quer que ele esteja torce pelo Benfica, Clube no qual alcançou a glória e o topo de uma excelente carreira como treinador.
 
A razão do insucesso não é, portanto, a "maldição" lançada por Béla Guttmann mas sim as tácticas erradas utilizadas nesses jogos, fruto da incompetência dos sucessivos treinadores e da falta de classe de alguns jogadores que em momentos cruciais desses jogos falharam rotundamente.
 
Toda a equipa que se apresenta numa final dando a iniciativa ao adversário e esperando que a sorte a proteja, acaba invariavelmente derrotada, sem honra e sem glória. As finais são para ganhar e durante os 90 minutos de jogo, os jogadores têm que dar tudo e arranjar forças para lutar e resistir e isso não aconteceu noutras finais.
 
Amanhã o Benfica se não disputar a final com grande energia e entrega, sem qualquer medo do adversário, vai voltar a perdê-la e dessa forma, continuar a alimentar o mito da "maldição" de Béla Guttmann.
 
Claro que o insucesso de uns é o regozijo de outros e, neste particular, se o Benfica perder mais esta final, os dois grandes rivais rejubilarão de contentamento e os seus adeptos desfilarão em viaturas engalanados pelas avenidas de Lisboa e Porto, tal é o conceito de desportivismo e patriotismo que se cultiva em Portugal.
 
Força Benfica! Não percas esta oportunidade e não permitas que esse tipo de gente se regozije e faça festejos com a tua derrota. Ganha essa final para que os benfiquistas fiquem felizes.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Efectivamente, não há qualquer Maldição, do Antigo Treinador do BENFICA.

O que há, em relação ao Adversário do Norte, é muita desorganização e muita falta de Motivação.

O que o Glorioso, precisa, é de uma Disciplina, de facto, como existe no Norte.

Poder-se-ia, até, afirmar que a Organização do Sul, é uma desorganização muito bem organizada!!!!!

Realmente, eu gostava que o SLB ganhasse, porém, com os resultados que teve, com o Estoril e com o FCP, tenho as minhas dúvidas!!!!

De facto, é muito trabalho e Milhões gastos, pra tão fracos resultados!!!!!!!!!!
Laranjeiro, 15-05-2013