terça-feira, 14 de maio de 2013

OS 10 MELHORES ALIMENTOS




IMAGEM RETIRADA DO GOOGLE

A má alimentação é responsável por uma infinidade de doenças que dão mau viver a milhões de cidadãos e é a causa da morte prematura de outros tantos.
 
Hoje em dia há uma grande abundância de informação na internet, à distância de um clic que pode ajudar-nos a escolher uma boa alimentação que nos ajude a viver uma vida saudável, prevenindo doenças que de outra forma nos roubariam a felicidade de viver.
 
Há infelizmente em todo o mundo milhões de pessoas que não têm qualquer hipótese de alterar a sua alimentação porque vivem na mais extrema pobreza mas  há também milhões de pessoas que fazem uma alimentação errada por desconhecimento. São essas que têm que fazer alguma coisa para alterar os maus hábitos alimentares e para isso, têm que conhecer esta e outra informação sobre os melhores alimentos para a nossa saúde.
 
Recentemente tive acesso a um site do nutricionista e psicólogo americano Jonny Bowden, doutorado em nutrição pela Universidade Clayton que enumera os 10 alimentos mais saudáveis do mundo. Alguns dos alimentos causaram-me alguma surpresa porque não fazia a mínima ideia da sua importância na alimentação do ser humano.
 
Eis a lista do Dr. Jonny Bowden:
 
Sardinha: - Rica em proteínas e minerais essenciais, como magnésio, ferro e selênio, que têm ação anticancerígena. Ajuda o organismo a libertar o mercúrio e tem altas concentrações de Ômega 3, essencial para o funcionamento do cérebro, do coração e redução da pressão arterial. Quando não puderem ser consumidas frescas, Bowden aconselha que sejam compradas as conservadas em lata, no próprio óleo ou azeite.
.
2º Repolho: - As folhas do vegetal contêm grandes concentrações de substâncias antioxidantes e anticancerígenas chamadas de indoles e sulforafanos. Uma pesquisa da Universidade de Stanford, nos EUA, apontou que o sulforafano é a substância química encontrada em plantas que mais eleva o nível de enzimas anticancerígenas no organismo.
.
3- Folha de beterraba:É rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Contém carotenóides, pigmento natural dos vegetais que ajuda a proteger os olhos contra o envelhecimento. Bowden também afirma que a beterraba é um dos alimentos mais ricos que existem e que as folhas podem ser comidas cruas na salada ou refogadas, como o espinafre.
.
4º Açaí: - Fruto do açaizeiro, espécie de palmeira originária de vários países da América do Sul, como o Brasil, Colômbia e Equador, onde é consumido há milhares de anos, em sumo ou misturado na comida, o açaí é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes. Também é rica em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, que são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim e na prevenção de doenças cardíacas.
.
5º Goiaba: - Rica em fibras, minerais e vitaminas. Também possui grandes quantidades de licopeno, o mais antioxidante entre todos os carotenóides.
.
6º Cereja fresca: - Tem altas concentrações de antocianina, um antiinflamatório natural. Deve ser comida ao natural ou misturada com iogurte ou vitaminas.
.
7º Chocolate meio-amargo: - Rico em flavanóides, que diminuem a pressão sangüínea e promovem o bom funcionamento do sistema circulatório, tem altas concentrações de magnésio, um mineral importante para mais de 300 processos biológicos do organismo.
.
8º Frutas oleaginosas: - São as castanhas, as nozes e as amêndoas. Bowden afirma que todas trazem inúmeros benefícios, apesar do elevado teor calórico. Possuem muitos minerais, proteínas e altos níveis de Omega 3 e Omega 9.
.
9º Canela: - Ajuda a controlar o nível de açúcar e de colesterol no sangue,  prevenindo o risco de doenças cardíacas. Para usufruir dos benefícios da especiaria, basta polvilhar um pouco de canela em pó no café ou no cereal matinal.
.
10º Semente de abóbora: - É uma grande fonte de magnésio. Esse mineral é tão importante, explica Bowden, que estudiosos franceses concluíram que homens com altas taxas de magnésio no sangue têm 40% menos chances de sofrer uma morte prematura do que aqueles com baixos índices. Para consumi-las, toste-as no forno e coma-as com a casca, que é rica em fibras.
 
NOTA: - Na internet encontra toda a informação necessária para ficar esclarecido acerca de cada um destes alimentos
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, devido à má Alimentação, por excesso ou por defeito, morrem, no Mundo, Milhares de Pessoas/Dia!!!!!

Infelizmente, vão continuar a morrer, cada vez, mais Pessoas, pelo facto de, devido à falta de Fiscalização, os Fabricantes e Produtores de Produtos e Bebidas, de todas as Espécies, fazerem tudo e mais alguma coisa, para ganharem o máximo, no mínimo de TEMPO!!!!!!

Realmente, é triste, vermos as Pessoas a morrerem aos bocadinhos, muitas vezes, devido à Alimentação que praticam!!!!

Quanto aos Produtos que o Exmo Senhor Autor, faz referência, muitas Pessoas, devido aos Preços praticados, nem sequer perdem tempo com isso.

Veja, por exemplo, os Preços proibitivos, desses Produtos, nas Lojas da Especialidade, e, também, os Preços dos Produtos anunciados nas Televisões!!!

Na actual conjuntura, só, mesmo, para Ricos!!!!!
Laranjeiro, 15-05-2013