quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

VERGONHOSA HOMENAGEM DA FIFA AO BRILHANTE JOGADOR PORTUGUÊS QUE FOI EUSÉBIO

Imagem retirada do Google

O simples facto de se possuir uma identidade portuguesa, não ajuda nada ao reconhecimento do mérito pelas  organizações internacionais. Um português para ver reconhecidas as suas capacidades tem que ser brilhante, muitíssimo melhor que todos os outros naquilo que faz. Esta é uma realidade que constatamos desde sempre e pelos vistos é para continuar.

No dia 13 de Janeiro, a FIFA pretendeu homenagear o lendário jogador português Eusébio, falecido 8 dias antes (05.01.2014) mas mais não fez do que passar um vídeo feito sem gosto e à pressa, mudo, sem qualquer critério de escolha das imagens, durante cerca de 30 segundos e sem qualquer comentário sobre a sua vida exemplar como pessoa e jogador de futebol. A FIFA que não soube ou não quis honrar o seu talento e  valor em vida, não aproveitou esta oportunidade para o fazer depois da morte e mais valia não ter feito nada porque a grandeza de Eusébio merecia muitíssimo mais.

A FIFA que sempre se mostrou pouco amiga de Portugal e dos portugueses, confirmou uma vez mais nesta indecorosa homenagem póstuma ao mais brilhante jogador português de todos os tempos e um dos maiores a nível mundial, aquilo que lhe fez em vida na década de 60 e 70, ao "roubar-lhe" pelo menos duas ou três nomeações de melhor jogador do mundo, nomeadamente em 1966 em que foi "bota de ouro" no Campeonato do Mundo e 1968 e 1973, vencedor da "bota de ouro". Para além disso, Eusébio foi também o melhor marcador da Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1965, 1966 e 1968 e creio eu, julgo não estar enganado, o jogador que ao serviço de um só clube, neste caso, o Benfica, conseguiu a impressionante marca de 638 golos em 614 partidas, uma média de mais de um golo por jogo!!!!!!!

Alguns desses merecidos títulos, foram "desviados" para as mãos de atletas de outras nacionalidades a actuarem em Clubes mais apreciados pela FIFA, casos de Bobby Charlton (1966), inglês, do Manchester United; BEST (1968), irlandês, do Manchester United; RIVERA (1969), AC Milan; Gerd Muller (1970), Bayer Munique; Cruyff (1971), Ajax e novamente Cruyff (1973), agora ao serviço do Barcelona. 

Eusébio da Silva Ferreira, mais conhecido por "Pantera Negra" ou "King", caso tivesse tido a nacionalidade inglesa, alemã, holandesa, francesa ou italiana e tivesse jogado em qualquer um dos grandes clubes desses Países, teria sido um "devorador de troféus", pois ter-lhe-iam atribuído os títulos merecidos e até outros provavelmente ganhos com menos justiça.

É por isso que para um português há sempre uma grande dificuldade para chegar aos lugares de top. Figo, por exemplo, embora tendo sido um grande jogador que agradeça a sua "bola de ouro" ao facto de jogar no gigante Barcelona, pois em Portugal jamais conseguiria tal distinção.

E o mesmo se pode dizer relativamente a Cristiano Ronaldo que embora injustiçado, com apenas duas bolas de ouro atribuídas, se actuasse em Portugal, não teria ganho nenhuma.

De facto, o homem, vulnerável e corrupto, não é capaz de actuar com equidade e justiça em nenhuma área de actividade do planeta e o futebol, infelizmente, também não foge à regra, sendo muitas vezes manchado com actuações vergonhosas de verdadeira injustiça.

O Eusébio foi vítima dessa actuação vergonhosa e injusta por parte da FIFA na década de 60 e 70, como atrás referi mas na actualidade, essa actuação é preservada pelo actual Presidente Joseph Blatter, quando é ele próprio a denegrir a imagem de Cristiano Ronaldo e a promover o nome do seu adversário, Leonel Messi. E, meus senhores, se a FIFA está muito mal servida de liderança, a UEFA não está melhor, visto que o Senhor Platini é conhecido pelas decisões tendenciosas que tem tomado em favor de uns, especialmente do seu País e em prejuízo de outros.

Está na hora de aparecerem candidatos portugueses à Presidência da FIFA e da UEFA para também termos oportunidade de defender as nossas cores e como se costuma dizer: "puxar a brasa à nossa sardinha".



 
 
 
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Isto funciona, assim, a todos os Níveis e em todo o Mundo.

Tens um Vintém, vales um Vintém. Não tens nada, nada vales!!!

É lógico que, se o Exmo Senhor Eusébio da silva Ferreira, fosse Inglês, Françês, Holandês ou Alemão, tudo funcionaria de maneira diferente, para melhor.

V. Execelência,já reparou que, no caso CR, Angola e Moçambique, não votaram nele?

Imagine que era o Brasil ou outro País, GRANDE, Qualquer? Talvez até votassem, se pudessem, ao quadrado!!

Quanto à Homenagem ao Rei Eusébio é, simplesmente, imperdoável!!!!!

No fundo, eles até sabem com quem estão a jogar, porque têm conhecimento que os Portugueses são pouco Nacionalistas, ao falarem mal deles próprios, por todo o lado e em todo o lado.

Por vezes, os Portugueses, nem todos, são piores, para nós, que os Estrangeiros!!!
Laranjeiro, 23-01-2014