domingo, 5 de janeiro de 2014

O GRANDE KING EUSÉBIO MORREU


 
EUSÉBIO DA SILVA FERREIRA, conhecido por "King" ou "Pantera Negra", nascido em Moçambique, a 25 de Janeiro de 1942, faleceu hoje, dia 5  de Janeiro, cerca das 3 horas e 30 minutos da manhã, em sua casa, antes de completar 72 anos de idade, vítima de uma paragem cardiorrespiratória.
 
Durante a sua carreira de jogador, ao serviço do Benfica e da Selecção Nacional, demonstrou ser um atleta de eleição e um profissional exemplar, lembrado pelos companheiros de equipa e pelos adversários como o mais leal dos jogadores que defrontaram, sem maldade, incapaz de simular uma falta, até mesmo quando havia fortes razões para tal, entregando-se simplesmente ao jogo de alma e coração; como homem, fora das quatro linhas, revelou-se um ser humano cativante, simples, afável e humilde, amigo do seu amigo, qualidades que lhe valeram a admiração, o respeito e o carinho de todos os portugueses, independentemente das suas paixões clubísticas.
 
Pelo Benfica e pela Selecção Nacional, Eusébio fez jogos deslumbrantes e contribuiu com os seus golos para a conquista de grandes vitórias que fizeram vibrar os portugueses, dentro e fora do País.
 
Eusébio é muito mais do que o melhor jogador português de todos os tempos. Eusébio é um enormíssimo símbolo nacional, a sua classe ao serviço da Selecção e as suas grandes exibições em confronto directo com as congéneres estrangeiras, tornaram Portugal mais conhecido e mais prestigiado no Mundo.
 
Eusébio foi um grande "embaixador" de Portugal nos quatros cantos do Mundo e como tal, neste momento em que nos deixa ainda prematuramente, é preciso que os dirigentes do desporto nacional e os governantes saibam honrar devidamente o atleta e o homem que tanto prestigiou Portugal e tantas alegrias deu aos portugueses, proporcionando-lhe uma merecida e digna despedida, devendo os seus restos mortais repousar no Panteão Nacional. 
 
Por mim, sinto com muita pena, que hoje deixou o mundo dos vivos, sem desprestígio para outros grandes jogadores, o melhor futebolista de todos os tempos, um atleta correctíssimo e leal dentro das quatro linhas, muitas vezes castigado impiedosamente pelos adversários e um homem simples, humilde e afável, fora delas, despretensioso, discreto e amigo do seu amigo.
 
Eusébio, como português e como benfiquista agradeço todas as imensas alegrias que me proporcionaste ao longo da tua extensa carreira como jogador e agradeço também os bons exemplos que me deste como atleta e como homem ao longo da tua vida.
 
Obrigado Eusébio e até sempre.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá, Manuel!

Deram-me, assim, a notícia, de chofre. Estou muto triste e consternada.

MORREU O MAIOR JOGADOR PORTUGUÊS, DE TODOS OS TEMPOS.

A juntar ao seu talento, há também que referir a simplicidade e a honestidade do seu caráter.

Em ambos os meus blogues, dediquei-lhe, apenas um pouco, do muito que ele merece e sempre merecerá.

PORTUGAL ESTÁ DE LUTO!

Um abraço benfiquista, com muito pesar.

Unknown disse...

Bela homenagem.
Que a sua viagem seja suave.

Recordo alguns jogos em que ele era o rei e todos ficávamos encantados com os seus golos.

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor
desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

A Classe deste Senhor, só é comparável à daquele Senhor, que pereceu há poucos Dias, que se chama Nelson Mandela.

Estes dois Senhores, até parecem irmãos. Há Irmãos que não são tão iguais!!!

Pelo menos em Portugal, não há nada que pague o que este, Augusto, Senhor, Fez por portugal e pelos Portugueses!!!!

O Exmo Senhor Eusébio da Silva Ferreira (PANTERA NEGRA) se tivesse, hoje, 21 Anos, ninguém, cá ou lá, o ultrapassava, tal era a sua CATEGORIA.

Em honestidade, também, até hoje, não consegui ver igual.

Enfim, com a actual alteração da Língua Portuguesa, não existem Adjectivos que consigam, com precisão, classificar esta FERA!!!!!

Paz à sua Alma.

As minhas sentidas Condolências à sua Exma Família.
Laranjeiro, 06-01-2014

Manuel Carmo Meirelles disse...

Estimado Amigo Oswaldo Jorge do Carmo
Ao terminar mais um ano de vida do meu modesto blog, quero agradecer-lhe toda a paciência que tem tido para o acompanhar e comentar ao longo dos seus 365 dias e, ao mesmo tempo, desejar-lhe, bem como a sua Exma Família, um 2014 cheio de muitas e agradáveis surpresas.
Forte abraço de amizade.