sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

ACABEM COM AS PRAXES

Imagem retirada do Google
 
Dizem que elas, as praxes, servem para facilitar a integração dos estudantes nas respectivas Universidades. Pelos exemplos que nos chegam de todo País, direi, no mínimo, que é muito estranha esta forma de integração, quando não se respeita a vontade do estudante e se atenta contra a sua integridade física e moral.
 
Os estudantes inscrevem-se nas Universidades com o objectivo de continuar os estudos e tirar os seus cursos. Para serem informados e esclarecidos, os estudantes têm os professores e os serviços administrativos da Universidade para lhes prestar esse apoio, sempre que necessitem.
 
Permitir que os alunos mais velhos, pertencentes às tais Comissões de Praxe, se divirtam à custa dos "caloiros", através de práticas imorais e vexatórias, é algo que não devia ser consentido por quem de direito e há muito que as mesmas deveriam ter sido objecto de legislação rigorosa, com punições severas para os prevaricadores.
 
Os "caloiros" não podem continuar desprotegidos e à mercê, no início de cada ano, da imaginação fértil e depravada de uns quantos "artistas" maquiavélicos. Na verdade, essa gentalha não é a principal culpada. Culpados e responsáveis são os sucessivos Governos que não tiveram a coragem de acabar com tais práticas ou então fazer cumprir rigorosamente o que está legislado, punindo severamente os prevaricadores.
 
O meu tempo de estudante já lá vai há várias décadas mas de uma coisa eu tenho a certeza: jamais aceitaria que alguém me obrigasse a fazer coisas que atentassem contra a minha integridade física e contra a moral pública. Quem tivesse a ousadia de forçar uma cena dessas, em vez de praxar, saía, muito provavelmente, praxado e maltratado.
 
Nem na tropa, onde é necessário actuar com alguma dureza para selecionar e colocar os recrutas à prova, são praticados actos tão indecentes e vexatórios, em nome da dignidade e do respeito que cada cidadão merece.
 
Então porque é que se continua a permitir que nas universidades portuguesas, os jovens "caloiros", sejam tratados abaixo de "gado", por imposição e para gáudio de alguém que perdeu a vergonha e hipotecou o carácter?
 
Esta república das bananas tem que passar a comportar-se como uma verdadeira República Portuguesa, acabando de vez com o regabofe da justiça e obrigando a que se cumpra a lei.
 
Um Estado de Direito deve preservar o que é bom e faz falta e acabar com o que é mau e não faz falta nenhuma.
 
ACABEM COM AS PRAXES:
 
 
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, é muito triste, o que, com a Justiça, acontece, neste País!!!!!!

Como é possivel, que os Sucessivos Governos PSD/PS/CDS, não tenham tido a coragem de castigar, severamente, os responsáveis, por estes Assassinatos.

Isto são Praxes ou é o que se via na Roma Antiga, Entre Gladiadores ou entre Gladiadores e Animais?

Porque será que em Portugal, os Governos não têm coragem para fazer cumprir as Leis?

Se as Leis não são para serem cumpridas, porque que é que fazem tantas Leis, sem qualquer sentido?

Isto só vai acabar quando morrerem, em quantidades industriais, os Filhos deles(Políticos).

Ninguém espere que este assunto vá ser, agora, resolvido porque já estão a contar com as próximas Eleições.

É uma pena, para quem perde os seus filhos, vivermos, indefinidamente, depentes das próximas Eleições!!!!!!

Estou, 100%, de acordo, acabem, já, com estas Praxes ou Regras do tempo da escravatura.

Realmente, é uma pena haver tanta irresponsabilidade, junta, tanto dos Praxistas como das Universidades e dos Governos.

Se querem ser Governantes, tenham coragem e não permitam que se provoquem tantos estragos, irreparáveis, às Famílias dos/as que pereceram!!!!!!
Laranjeiro, 31-01-2014