sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

ONDE DEVEM REPOUSAR OS RESTOS MORTAIS DE EUSÉBIO: NO PANTEÃO NACIONAL OU NA CATEDRAL DO SPORT LISBOA E BENFICA?



 Imagens retiradas do Google
 
Será o Panteão Nacional o local apropriado para guardar os restos mortais de Eusébio da Silva Ferreira, aquele que em vida foi exemplo de simplicidade e humildade e como atleta, um profissional brilhante e o maior futebolista português de todos os tempos, por quem o povo se apaixonou e alcunhou de "KING" e "Pantera Negra"?
 
Pessoalmente, perdoem-me que discorde dessa solução, porque o Panteão, à excepção da grande diva do fado, a popularíssima Amália Rodrigues, que em meu entender também lá não devia estar, foi concebido essencialmente para personalidades que se destacaram ao serviço do Regime e no campo das letras. Nesta perspectiva, o Panteão Nacional não está talhado para receber personalidades tão populares, simples, humildes e incultas, como é o caso de Eusébio que ainda recentemente foi lembrado por Mário Soares como uma pessoa sem cultura e viciado no álcool.
 
O Panteão deve ser reservado para os supra-sumo da nossa cultura e da nossa "exemplar" política, nomeadamente, para Mário Soares que neste País, tão ingrato e injusto para uns e tão magnânimo e generoso para outros, já lhe deu oportunidade de ser quase tudo:  ex-secretário-geral do PS, ex-ministro dos negócios estrangeiros, ex-primeiro-ministro, ex-presidente da república, ex-deputado da AR, ex-deputado europeu, ex-exilado e ex-vendilhão de parte da Pátria portuguesa e da vida das almas que lá viviam, quando entregou tragicamente e ao desbarato, sem qualquer respeito e contemplação pela salvaguarda da vida e dos bens dos portugueses que lá viviam, Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde, S. Tomé e Principe, Macau e Timor.
 
Tenho muita pena que o Senhor Mário Soares não tenha sofrido os dramas e os horrores por que passaram as centenas de milhar de famílias lusitanas que viviam tranquilas e felizes nos territórios portugueses de África, após a traição que tão douto personagem lhes infligiu. Esses horrores aconteceram porque alguém que odiava os portugueses africanos, a quem apelidava de colonizadores e brancos de segunda e desconhecia completamente a realidade da vida quotidiana naquelas paragens e a convivência multirracial e multicultural, agiu com criminosa leviandade, sendo o principal causador da imensa tragédia que a sua "exemplar" descolonização provocou.
 
É para esta personagem, o verdadeiro "herói" nacional que se vangloria e ufana de ser o arauto da democracia, da descolonização, da integração europeia e de ter salvo o País de uma apropriação comunista nos tempos do PREC que deve ser reservada uma boa parte do espaço disponível no Panteão Nacional, porque ao contrário de Eusébio, é uma figura pública de topo, culto, não é nada arrogante, nem petulante, é imune ao vício do álcool, é figura destacada do regime, é "amigo" do seu amigo e a sua popularidade nada tem a ver com o povo que o detesta; a sua popularidade está ligada à política e nem sequer abrange toda a área socialista, já que tem dentro do partido que ajudou a fundar, muita gente que não gosta dele.
 
Pondo de parte o Panteão Nacional que não se coaduna com o perfil de um simples homem do povo, inculto e viciado no álcool(?), então para onde devem ir os restos mortais do atleta excepcional e do homem benigno e humilde que foi Eusébio em vida?

Querem a minha opinião? Pois ela aí vai: os restos mortais de Eusébio deviam repousar num imponente mausoléu construído na Catedral do seu Sport Lisboa e Benfica que ele amava como ninguém. Esse sim, seria um local próprio para  o "Rei" Eusébio, um local do povo que o escolheu para seu ídolo e um local de romaria, aberto às multidões, sem obrigatoriedade de pagar bilhete.
 
Tenho a certeza que Eusébio aprovaria esta ideia. Ele gostaria de continuar ligado à sua Catedral, onde tudo tem a ver com o futebol, a sua grande paixão ao longo de toda a vida.
 
Deixemos o Panteão livre para acolher os grandes vultos da nossa história, passada, recente e futura,  já que Eusébio, com a sua timidez e falta de cultura, iria sentir-se constrangido e  infeliz no meio de tão doutas e intelectuais celebridades.
 
O que é que acham? Não concordam que os restos mortais de Eusébio devem repousar no Estádio do Sport Lisboa e Benfica? Se aprovam a ideia, vamos todos publicitá-la nas redes sociais e fazer com que ela se transforme em realidade.
 
 
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Estou 100% de acordo, com a sugestão de V. Excelência.

Os Restos Mortais do Pantera Negra, devem ficar, de facto, no Estádio de Luz.

O Panteão não é digno de receber Personalidades, simples, como esta (KING EUSÉBIO).

Efectivamente, foi a ideia mais acertada, que já li e ouvi.

O Exmo Senhor Eusébio da Silva Ferreira, apesar de, como os donos da sabedoria e da verdade, dizem, ser um Homem INCULTO, o Panteão não o merece.

Por mim, acho que a sua Exma Família, também vai achar esta, revolucionária, ideia, maravilhosa!!!!
Laranjeiro, 11-01-2014