domingo, 9 de fevereiro de 2014

OS QUADROS DE JOAN MIRÓ - MAIS UMA COMÉDIA À PORTUGUESA


 Imagem retirada do Google
 
Tenho a certeza que uma grande parte da população portuguesa não se interessa nem percebe nada de arte e é incapaz de distinguir uma falsificação de um original ou identificar os artistas através do visionamento das obras, assim como não fazem a mínima ideia de quem é Miró ou quem foram os grandes pintores do século XX que ainda continuam em actividade.
 
Do mesmo modo, também creio que a esmagadora maioria dos cidadãos portugueses condena a histeria política e o aproveitamento abusivo que inesperada e oportunisticamente se gerou, esta semana à volta da eventual venda de 85 quadros de Miró, avaliada em cerca de 37 milhões de euros e que fazia parte do espólio de arte do BPN.
 
O que os portugueses sabem é que o BPN é responsável por um monumental buraco financeiro de cerca de sete mil milhões de euros, resultante de inúmeros negócios ruinosos e das mais variadas vigarices, levadas a cabo pela sua Administração e que, portanto, concordam com a venda dos seus activos, de forma a amenizar a brutalidade dos prejuízos causados ao Estado Português. Pena que não sejam confiscados e vendidos todos os activos pertencentes às pessoas que exerceram funções no BPN/SLN com culpas no cartório.
 
É do domínio público que a arte portuguesa anda pelas ruas da amargura e tem sido desprezada ao longo de décadas, a qual tem sido delapidada através da venda para o estrangeiro e uma boa parte saiu do País roubada dos nossos monumentos, Igrejas e casas particulares.
 
Aqueles que agora interpõem providencias cautelares para que os quadros do pintor catalão Joan Miró não sejam vendidos pela Leiloeira Christie's e que até foram os principais responsáveis pelas sucessivas fraudes do BPN por não terem feito uma  regulação competente e eficaz, são os mesmos que  nunca se indignaram com a delapidação da arte portuguesa e que agora agem desta maneira, única e exclusivamente para obterem dividendos políticos nos próximos actos eleitorais.
 
Acredito que os portugueses estão a ficar cada vez mais maduros e esclarecidos quanto à actuação dos políticos e, nesse sentido, tenho a certeza que lhes saberão dar a resposta adequada quando chegar a hora de depositar os votos nas urnas.

 

2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia
Continuo a pensar que muitos portugueses ainda não acordaram para a desgraça em que vivemos. Os erros políticos são cada dia mais gritantes. Roubam aos pobres para dar aos ricos. São duros com os mais fracos e benévolos com os poderosos. Tudo deveria ter regras. Saber cumpri-las e aplicá-las é uma arte.
Parece que vivemos num faz de conta e tudo aquilo que se fez e se construiu deixou de ter algum sentido e valor...
A nossa organização residia na família, na freguesia, no distrito e na Nação. Hoje tudo foi destruído e vivemos à mercê das correntes da CEE e de pensadores que brincam de faz de conta.
É tempo de sacudir estes garotos engravatados que se pavoneiam com os dinheiros públicos

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Efectivamente, isto é mais uma Comédia à Portuguesa, deste Governo!!!!!

Como é que estes Senhores, querem ganhar Eleições, se não acertam uma?

Estou a imaginar o que é que a Leiloeira, está a pensar, de Portugal!!!!

Além da Indemnização que vão ter que lhe pagar.

Realmente, como eu tenho lido e ouvido, isto revela uma impreparação total, para tratar de qualquer assunto, a nível externo e interno!!!!
Laranjeiro, 10-02-2014