quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

QUADROS DE JOAN MIRÓ - UMA HISTÓRIA INTRIGANTE, AINDA COM MUITOS CAPÍTULOS PARA DESVENDAR E CONTAR!...

Imagem retirada do Google
 
Esta história dos quadros de Miró ainda vai dar "pano para mangas". Pelo que vou vendo e ouvindo, pressinto que há enredo e mistério que com o tempo vai chegar ao nosso conhecimento.
 
No fim de semana passada, ouvi uma história interessante aos microfones de uma popularíssima estação de rádio acerca destas 85 obras do pintor catalão Joan Miró e que estavam na posse do Banco Português de Negócios, o celebérrimo BPN, adquiridas no tempo em que era seu Presidente, Oliveira e Costa.
 
Foi dito que o Banco liderado por Oliveira e Costa, logo que adquiriu os 85 quadros, os mandou avaliar a esta mesma leiloeira Christie's, a qual lhe atribuiu um valor de 80 milhões de euros. Pelos vistos, esta avaliação não agradou ao Banco que esperava valores mais elevados e pediu uma nova avaliação, argumentando que tinham informações de que os quadros valiam mais. Perante este novo pedido de avaliação, a leiloeira Christie´s atribuiu aos quadros um novo valor: 120 milhões de euros!!!
 
Não sei se esta notícia tem algum fundo de verdade, nem sei se é possível averiguar se terá realmente algum fundamento mas se porventura tivesse, estaríamos perante um escândalo monumental e perante um crime de lesa-património do Estado, imputável ao responsável ou responsáveis que entregaram à Christie´s os 85 quadros pelo valor de 36 milhões de euros, o valor que seria entregue ao Estado Português, mesmo que as obras atingissem em leilão 50 ou 100 milhões de euros!!! 
 
Esta notícia não fica completa sem referir que o presidente do conselho de administração da Parvolorem, Francisco Nogueira Leite afirmou que a administração da empresa já combinou com a leiloeira Christie´s que seja realizado novo leilão das obras, "assim que houver condições comerciais para o fazer" mas que entretanto, as obras vão regressar a Portugal até ao final do mês de Fevereiro, sem custos para os contribuintes.
 
Parece que a Christie´s vai suportar todas as despesas de transporte dos quadros de regresso a Portugal e depois novamente para Inglaterra, onde, segundo a leiloeira, já haverá um cliente disposto a pagar 60 milhões pelo conjunto dos quadros!!!
 
Que grande benemérita esta leiloeira!!! Isto seria possível se não tivesse a expectativa de ganhar uma soma choruda neste negócio dos quadros de Miró, propriedade do Estado Português?
 
De facto, esta história intrigante tem que ser tirada a limpo e averiguar até que ponto a Parvolorem não acautelou os interesses económicos do Estado Português e se houve realmente  fraude na sua actuação, que os responsáveis sejam exemplarmente punidos pela justiça.
 
Fico à espera dos novos desenvolvimentos...
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, o Zé, já não suporta tantas asneiras, juntas!!!

Tal como nas outras Áreas, e não são poucas, não acertam uma!!!!!!!

Chego à, triste, conclusão que, em todos os sectores em que o Governo actua, existe uma desorganização muito bem organizada!!!!

Afinal, porque é que não admitem Pessoas, segundo a sua competência e não, conforme o tamanho da cunha?

Realmente, não me acredito que a Leiloeira, sem ganhar nada, gaste tanto dinheiro, com as viagens dos Quadros.

Eles sabem que, sobretudo, esta Leiloeira, não brinca em Serviço!!!
Laranjeiro, 20-02-2014